programa > Mobiliza, Notícias > Serviço de telefonia é tema do Mobiliza inédito desta terça-feria

Serviço de telefonia é tema do Mobiliza inédito desta terça-feria

O Mobiliza desta terça, 19 de novembro, às 23h30, debate o serviço de telefonia.

Quinze anos após a privatização do sistema de telefonia no Brasil, os serviços prestados ao cidadão ainda deixam muito a desejar. Há muitas críticas e reclamações sobre a qualidade e o atendimento das operadoras.

Com a venda do sistema Telebrás em 1998, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, a oferta de linhas ficou mais acessível. Em 1991, segundo Censo do IBGE, 18% dos domicílios do país contavam com linha telefônica. Hoje, mais de 85% têm acesso a telefonia fixa em todo o país. A telefonia móvel, que praticamente não existia antes da privatização, hoje concentra 270 milhões de linhas ativas.

Mas os valores das linhas aumentaram. Estudos internacionais apontam que a tarifa média cobrada pelas operadoras no Brasil está entre as mais caras do mundo. A qualidade do serviço prestado também é alvo de críticas. Há problemas de falta de sinal e de contratos, cobranças indevidas, entre outros. As constantes insatisfações resultaram em CPIs nas assembleias legislativas estaduais e no Congresso Nacional, buscando rediscutir o trabalho das operadoras, bem como novas leis para regulamentar o setor.

Para falar sobre o tema, foram convidados a participar do Mobiliza o professor de Ciência Política e pesquisador do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo – CEGOV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Maurício Moya; o advogado especialista em Telefonia e Defesa do Consumidor, Vitor Castro; e o diretor do Procon-RS, Cristiano Aquino.

O Mobiliza é apresentado por Thaís Baldasso e tem produção de João Brites e Lucas Guarnieri. A coordenação de jornalismo é de Andréa Martins e Luiz Olea. A atração pode ser conferida em horário alternativo aos sábados, às 14h.



Interações

Poste seu comentário, envie seu vídeo!
Nos ajude a contar histórias mais completas somando o seus conteúdos aos nossos.
Para saber como enviar seu vídeo, [clique aqui].





Copyright © 2009 TVE. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.