programa > Notícias, Programas > Especial Natal – TVE apresenta Concerto de Encerramento da Temporada 2013 da OSPA na Praça da Matriz

Especial Natal – TVE apresenta Concerto de Encerramento da Temporada 2013 da OSPA na Praça da Matriz

Apresentação vai ao ar na quarta, 25 de dezembro, às 22h30 e reprisa no sábado, 28 de dezembro, às 116h30
Com regência do maestro Manfredo Schmiedt e participação do Coro Sinfônico da Ospa e do cantor Juliano Barreto, a orquestra se apresentou ao ar livre na Praça da Matriz, no centro de Porto Alegre, na última quinta-feira, 19 de dezembro.

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre apresenta o último concerto de sua temporada 2013 aderindo ao espírito natalino do mês de dezembro. A apresentação gratuita, em palco armado em frente à Catedral Metropolitana de Porto Alegre, na Praça Marechal Deodoro, integra o projeto Ospa nas Igrejas.
Sob regência do maestro Manfredo Schmiedt e com participação do Coro Sinfônico da Ospa e do cantor Juliano Barreto, a orquestra executa um repertório de clássicos do Natal, incluindo “Noite Feliz”; o “Aleluia” do oratório “O Messias” de Handel; os negro spirituals “Oh Happy Day” e “Amazing Grace”; a trilha do filme “Expresso Polar” e a “Cantiga de Noel”, de Adolphe Adam. Destaque para a interpretação do “Gloria” para coro, metais, percussão e órgão, do britânico John Rutter, grande nome da música coral, que ganha sua primeira apresentação pela Ospa.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os concertos da temporada 2013 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Vonpar, Ipiranga, Gerdau, Souza Cruz e Brasília Guaíba. A realização é da Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Programa:

Georges Bizet – Suíte nº 1 de L’Arlésienne
Claude Debussy – Clair de Lune (arr. André Caplet)
Ted Ricketts – Satchmo! (Um tributo a Louis Armstrong)
John Rutter – Gloria para coro, metais, percussão e órgão
Negro Spiritual – Amazing Grace
Negro Spiritual – Oh Happy Day
Alan Silvestri – Expresso Polar (arr. Jerry Brubaker)
A. Adam – Cantiga de Noel
Joseph Mohr/Franz Gruber – Noite Feliz (arr. A. Hülsberg)
G. F. Handel – Aleluia do oratório O Messias
Regente: Manfredo Schmiedt
Participação: Coro Sinfônico da Ospa
Solista: Juliano Barreto
Manfredo Schmiedt, maestro

Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica da UCS e do Coro Sinfônico da Ospa. Manfredo tem mestrado em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e graduação em Regência pela Ufrgs. Estudou com renomados maestros como Eleazar de Carvalho, Roberto Duarte, Ernani Aguiar, Arlindo Teixeira, Hans van Homberg,
Helmut Rilling, Jean Fournet, Mark Cedel, Melinda O’Neal e Yoel Levi.

Em virtude de seu destacado desempenho acadêmico recebeu duas importantes condecorações nos Estados Unidos: Pi Kappa Lambda Music Honor Society e Director’s Excellence Award. Obteve, em duas oportunidades, o primeiro lugar no Concurso Jovens Regentes promovido pela Ospa. Foi, durante dois anos, regente assistente da Orquestra Sinfônica da Universidade da Geórgia e, durante quatro anos, assistente do maestro Isaac Karabtchevsky na Ospa. Como regente convidado tem atuado à frente de diversas orquestras, nacionais e internacionais.

Juliano Barreto, cantor
Iniciou seus estudos musicais no Projeto Prelúdio, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1989, com quatro anos, começando também neste período seu envolvimento com o canto coral e com os jingles. Participou como cantor e solista de diversos coros, entre eles o Grupo Vocal Expresso 25. Em 2003, mudou-se para o Rio de Janeiro a convite da Banda Black Rio. Dividiu o palco no show “Banda Black Rio Convida” com Luís Melodia, Ed Motta, Sandra de Sá, Jards Macalé e Paula Lima, entre outros. Em julho de 2009, lançou seu primeiro disco “Canto Prometido” (RM2/Microservice), vencedor do Prêmio Açorianos, nas categorias Melhor Intérprete de MPB e Melhor Espetáculo do Ano. “Conexión” (Bizarro Records) é o título do segundo disco de Juliano, lançado no Uruguai e na Argentina, em parceria da cantora Israelita Sara Sabah e de músicos uruguaios, com a participação de duas estrelas da música dos dois países: Hugo Fattoruso e Jaques Morelembaum.



Interações

Poste seu comentário, envie seu vídeo!
Nos ajude a contar histórias mais completas somando o seus conteúdos aos nossos.
Para saber como enviar seu vídeo, [clique aqui].





Copyright © 2009 TVE. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.