programa > Mobiliza, Notícias, Programas > Crescimento de partidos de extrema-direita pelo mundo em destaque no Mobiliza Internacional desta terça-feira

Crescimento de partidos de extrema-direita pelo mundo em destaque no Mobiliza Internacional desta terça-feira

O mundo observa uma tendência que ganha destaque na análise política internacional: o rápido crescimento de partidos políticos de extrema-direita, em especial na Europa.

Projeções apontam que essas agremiações podem conquistar até 10% das 751 cadeiras do parlamento europeu, a ser eleito em maio próximo. A ultradireita se apresenta com mais força em nações tradicionais da geopolítica internacional, como França e Inglaterra.

Com a crise econômica vivida desde 2008, e sem alternativa viável por parte dos partidos de esquerda, parte da população do velho continente tem apoiado os ideais extremistas. Além da crítica às instituições políticas, o discurso conservador se baseia na nostalgia por um passado glorioso e no ódio com povos que não são de origem europeia.

Em situações de conflitos recentes, como as acompanhadas na Ucrânia, leste da Europa, a extrema-direita está por trás das situações de maior violência. Tal tendência política também está ganhando força em outros países, como na Venezuela, e até mesmo no Brasil.

Os confrontos entre as forças políticas ucranianas e manifestantes, impulsionados por grupos paramilitares de extrema-direita, têm resultado em dezenas de mortos, em números não vistas desde a antiga União Soviética. Já na América Latina, grupos de extrema-direita também estão a frente dos protestos e manifestações violentas contra o governo socialista de Nicolás Maduro.

Para analisar esse tema, o Mobiliza Internacional desta terça-feira, 25 de fevereiro, às 23h30, recebe Nilo Piana de Castro, doutor em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); Cláudio César Dutra de Souza, mestre em Sociologia e professor visitante da Unisinos; e Aloísio Ruscheinsky, sociólogo e professor de pós-graduação em Ciências Sociais também da Unisinos.

O Mobiliza é apresentado por Thaís Baldasso e tem produção de João Brites e Lucas Guarnieri. A coordenação de jornalismo é de Andréa Martins e Luiz Olea. A atração pode ser conferida em horário alternativo aos sábados, às 14h.



3 Comentários para " Crescimento de partidos de extrema-direita pelo mundo em destaque no Mobiliza Internacional desta terça-feira "

  1. Acho muito preocupante o crescimento da extrema direita pelo mundo, pois implica mais ódio, mais violência, mais retrocesso social…

  2. Édson disse:

    Parabéns, mais um bela programa!

  3. Patrick disse:

    Tendenciosa essa reportagem.

    Os socialistas não são citados como “extremistas da esquerda”. outra coisa é colocar a xenofobia como característica da política da direita.

    O nazismo, partido social nacional, perseguiu à todos que não eram considerados cidadãos do que eles consideravam nação.

    O socialismo, partido social internacional, perseguiu e matou à todos que não eram de suas mesmas ideologias socialistas.

    Ambos partidos são socialistas, embora à uma luta para ensinarem o contrário.

    A política de direita visa uma gestão com menos intervenção do Estado e, com isso, menos impostos e mais liberdade comercial, etc.

    Xenofobia é um bairrismo exagerado acerca da própria nação e com repulsa de outras nações. As populares piadas brasileiras contra os argentinos, denotam um exemplo de xenofobia que é independente da política brasileira ser de esquerda ou direita. A famosa discriminação dos franceses aos norte-americanos é outro exemplo de xenofobia independente da política. Contudo, partidos políticos podem utilizar-se de uma linguagem e ideologia ultra-nacionalista que ultrapassa o patriotismo e cái na xenofobia, assim como torcedores de futebol podem ultrapassar o ideal da rivalidade esportiva e apresentarem verdadeira repulsa à torcedores adversários.

    Deixo o seguinte documentário para agregar no post:

    http://youtu.be/yt6ErIvjSV0

Interações

Poste seu comentário, envie seu vídeo!
Nos ajude a contar histórias mais completas somando o seus conteúdos aos nossos.
Para saber como enviar seu vídeo, [clique aqui].





Copyright © 2009 TVE. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.