programa > Mobiliza, Notícias, Programas > Programa Mais Médicos é tema do Mobiliza inédito desta terça-feira

Programa Mais Médicos é tema do Mobiliza inédito desta terça-feira

Criado há sete meses, para suprir a demanda por médicos em regiões mais pobres do Brasil, o programa Mais Médicos, do Governo Federal, registra a atuação de mais de nove mil profissionais estrangeiros, sete mil deles vindos de Cuba. Na terceira etapa do Programa, os municípios devem receber mais 2.900 médicos. A meta do governo brasileiro é chegar ao final de março com 13 mil participantes.

Contudo, o programa enfrenta a desistência de alguns médicos, que alegam motivos pessoais ou de saúde para abandonar o trabalho. O primeiro caso que veio a público foi o da médica cubana Ramona Rodriguez, que deixou o Programa alegando se sentir “enganada”, por receber apenas 10% do salário total pago, e vigiada por representantes do governo cubano aqui no Brasil. Ela trabalhava em Pacajá, no Pará, e disse que abandonou o programa por discordar dos valores recebidos e da parcela repassada ao governo de Cuba. A médica se abrigou na liderança dos Democratas, na Câmara dos Deputados, e de lá encaminhou um pedido de refúgio ao governo brasileiro.

Segundo o Ministério da Saúde, desde o início do Mais Médicos, 102 profissionais desistiram do Programa. Desses, 24 são cubanos.

Para debater esse tema, e esclarecer o funcionamento do programa Mais Médicos, o Mobiliza desta terça-feira, às 23h30, conta com a presença de: Ricardo Haesbaert, presidente da Associação Cultural José Martí; Luis Carlos Bolzan, presidente do Conselho de Secretarias Municipais da Saúde do Rio Grande do Sul; e Franklin Cunha, médico obstetra, ex-diretor da Associação Médica do Rio Grande do Sul.

O Mobiliza é apresentado por Thaís Baldasso e produzido por Lucas Guarnieri e João Brites. O programa pode ser conferido emhorário alternativo aos sábados, às 14h.



Interações

Poste seu comentário, envie seu vídeo!
Nos ajude a contar histórias mais completas somando o seus conteúdos aos nossos.
Para saber como enviar seu vídeo, [clique aqui].





Copyright © 2009 TVE. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.