programa > Notícias, Primeira Pessoa, Programas > TVE presta homenagem ao artista plástico Glênio Bianchetti

TVE presta homenagem ao artista plástico Glênio Bianchetti

 

Foto retirada do Facebook de Glênio Bianchetti.

 

 

Nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, a TVE presta homenagem ao artista plástico bageense Glênio Bianchetti, falecido na semana passada. A emissora pública reapresenta o programa Primeira Pessoa gravado em 2003, às 23h30, em que Ivette Brandalise conversa com o pintor, gravador, ilustrador e professor. Durante a entrevista, Bianchetti conta com foi sua ida para Brasília e como foi o processo de fundação da Universidade de Brasília (UnB), da qual é um dos fundadores.

O artista iniciou seus estudos em Bagé e logo após se mudou para Porto Alegre para estudar no Instituto de Belas Artes, atual Instituto de Artes da UFRGS, onde foi alune de Iberê Camargo. O pintor participou, nos anos 50, da fundação do clube da Gravura de Bagé, ao lado de artistas como Glauco Rodrigues e Danúbio Gonçalves, e também do Clube da Gravura de Porto Alegre, com Carlos Scliar e Vasco Prado.

A obra de Bianchetti tem temas relacionados ao trabalho e aos costumes regionais do Rio Grande do Sul, sendo fortemente influenciada pelo expressionismo alemão.



Interações

Poste seu comentário, envie seu vídeo!
Nos ajude a contar histórias mais completas somando o seus conteúdos aos nossos.
Para saber como enviar seu vídeo, [clique aqui].





Copyright © 2009 TVE. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.