programa > Mobiliza, Notícias, Programas > Aspectos positivos e negativos da Copa do Mundo são tema do Mobiliza inédito desta terça-feira

Aspectos positivos e negativos da Copa do Mundo são tema do Mobiliza inédito desta terça-feira

A Copa do Mundo inicia daqui a três meses no Brasil. Após sete anos de preparação, o país está prestes a receber turistas de vários continentes para um dos maiores eventos esportivos. Porto Alegre, uma das sedes da competição, vai realizar cinco jogos entre os dias 15 e 30 de junho.

Entre os ganhos da Copa no Rio Grande do Sul, segundo estudo da Fundação de Economia e Estatística, estão as obras de infraestrutura, a geração de empregos e a movimentação da economia, com os gastos dos turistas durante o mundial. O levantamento aponta que a Copa do Mundo deve ser responsável pela criação de cerca de 12 mil empregos no estado. No turismo, a estimativa é que mais de 200 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, deverão ser atraídas ao Rio Grande do Sul.

Por outro lado, indefinições nas estruturas temporárias para o evento, atrasos de obras, e os impactos sociais na cidade colocam em dúvida a realização da Copa no Brasil. As manifestações contra o evento também preocupam e desestabilizam a segurança. Conforme pesquisa recente do Instituto Datafolha, apenas metade da população nacional é favorável à Copa.

Para analisar o tema, o Mobiliza inédito desta terça-feira, 11 de março, às 23h30, recebe como convidados: Bruno Scheidemandel Neto, coordenador de Transparência do Comitê Gestor da Copa no Rio Grande do Sul; Claudia Favaro, arquiteta e urbanista, integrante do Movimento Comitê Popular da Copa de Porto Alegre; e Paulo Roberto Rodrigues Soares, professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e pesquisador do Núcleo Porto Alegre do Observatório das Metrópoles (com estudos sobre o impacto da Copa do Mundo nas cidades brasileiras).

O Mobiliza é apresentado por Thaís Baldasso e tem produção de João Brites e Lucas Guarnieri. A coordenação de jornalismo é de Andréa Martins e Luiz Olea. A atração pode ser conferida em horário alternativo aos sábados, às 14h.



Interações

Poste seu comentário, envie seu vídeo!
Nos ajude a contar histórias mais completas somando o seus conteúdos aos nossos.
Para saber como enviar seu vídeo, [clique aqui].





Copyright © 2009 TVE. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.