programa > Mobiliza, Notícias, Programas > Aquecimento global é o tema do Mobiliza desta terça-feira

Aquecimento global é o tema do Mobiliza desta terça-feira

A primeira década do século 21 registrou o maior aumento na emissão de gases que provocam o efeito estufa desde 1970. Esse crescimento amplia os riscos de conflitos, fome, enchentes e migrações em massa por causa das transformações no clima. Segundo pesquisadores do painel intergovernamental de mudanças climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial vai precisar se adaptar a um mundo mais quente para as próximas décadas. No Brasil, segundo projeções do painel brasileiro de mudanças climáticas, o aumento da temperatura pode trazer mudanças significativas em várias regiões do país.

Apesar desse cenário pouco otimista, os especialistas da ONU afirmam que o planeta ainda pode reverter isso. Para tanto, emissões de gás do efeito estufa precisam ser reduzidas a no mínimo 40% até o ano de 2050. E o enfrentamento às mudanças climáticas não significa comprometer a economia. Mas para tal, os cientistas apontam a necessidade de se estabelecer um conjunto de medidas técnicas e políticas.

Na nossa realidade gaúcha e brasileira, o que está sendo feito nesse sentido, buscando enfrentar os problemas e mudanças provocadas pelo aquecimento global? Isso é o que será discutido nesta terça-feira, 22 de abril, às 23h30, no Mobiliza, com a presença de: Francisco Milanez, biólogo e arquiteto, coordenador do Plano Rio Grande do Sul Sustentável, do Governo do Estado; Francisco Aquino, chefe do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutor em Climatologia e mudanças climáticas entre a Antártica e o Sul do Brasil; e Celso Copstein Waldemar, engenheiro agrônomo e botânico, representante da Agapan – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural.

O Mobiliza é apresentado por Thaís Baldasso e tem produção de João Brites e Lucas Guarnieri. A coordenação de jornalismo é de Andréa Martins e Luiz Olea. A atração pode ser conferida em horário alternativo aos sábados, às 14h.



Interações

Poste seu comentário, envie seu vídeo!
Nos ajude a contar histórias mais completas somando o seus conteúdos aos nossos.
Para saber como enviar seu vídeo, [clique aqui].





Copyright © 2009 TVE. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.