programa > Mobiliza, Notícias, Programas > Mobiliza destaca os 50 anos do golpe militar e a atuação das comissões da verdade

Mobiliza destaca os 50 anos do golpe militar e a atuação das comissões da verdade

Flávio Tavares – Crédito Anahy Metz

 

 

 

 

 

 

Mil novecentos e sessenta e quatro. O ano que marcou a história do Brasil. Com o apoio de parte da sociedade civil, os militares tomam o poder e depõem o presidente João Goulart. Tem início 21 anos de chumbo. Uma ditadura que marcou a vida de várias gerações de brasileiros e que deixou como legado a busca incessante pela liberdade.

Suzana Lisboa – Crédito Anahy Metz

 

 

 

 

 

 

 

Em 1979, é aprovada a Lei da Anistia, que oferece retorno aos exilados e também a impunidade para militares e agentes civis de estado que cometeram ou participaram de crimes contra os direitos humanos. Em 2012, já restabelecido o regime democrático de participação popular na escolha de governantes, é criada a Comissão da Verdade, que tem como objetivo investigar os crimes cometidos pela ditadura, apontar os criminosos e as vítimas.

Hoje, 1º de abril, às 23h30, o Mobiliza, além de discutir o golpe de 64, também aborda o papel da Comissão da Verdade. Para debater o tema, o programa recebe o Flávio Tavares, jornalista, escritor e ex-preso político; Suzana Lisboa, integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos; e Carlos Frederico Guazzelli, coordenador da Comissão da Verdade do Rio Grande do Sul.

Carlos Frederico Guazelli – Crédito Anahy Metz

 

 

 

 

 

 

 

O Mobiliza é apresentado por Thaís Baldasso e tem produção de João Brites e Lucas Guarnieri. A coordenação de jornalismo é de Andréa Martins e Luiz Olea. A atração pode ser conferida em horário alternativo aos sábados, às 14h.



Interações

Poste seu comentário, envie seu vídeo!
Nos ajude a contar histórias mais completas somando o seus conteúdos aos nossos.
Para saber como enviar seu vídeo, [clique aqui].





Copyright © 2009 TVE. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.