programa > Mobiliza, Notícias, Programas > Abandono da África pelos países “civilizados” é o tema do Mobiliza desta terça-feira

Abandono da África pelos países “civilizados” é o tema do Mobiliza desta terça-feira

A sociedade ocidental e dita civilizada sempre ignorou os dramas vividos pelo povo dos países da África negra, apesar da milenar exploração de suas riquezas, por meio da colonização, em especial por Portugal, França, Holanda, Bélgica e Reino Unido. Só age com ajuda humanitária em momentos cruciais e injustos. Mas desde o começo do século XXI, o continente africano tem ganhado importância global na política internacional, principalmente devido a seus recursos energéticos. A importância econômica da África tem trazido, porém, outras consequências. O crescente número de ações militares dos Estados Unidos, e a intervenção ocidental em conflitos de vários países africanos são um exemplo. As chamadas “guerras por procuração”, têm devastado a economia, destruído os serviços públicos e provocado grandes fluxos migratórios. Além disso, a preocupação de novas intervenções internacionais cerca situações como a do sequestro de mais de 200 meninas na Nigéria, há quase um mês pelo grupo islâmico radical Boko Haram.

Além das situações de conflitos constantes, o quadro de instabilidade política e econômica do continente tem levado cerca de 150 milhões de habitantes africanos à fome e à falta de acesso a alimentos. Por que o mundo ocidental segue ignorando os dramas africanos? Qual é a alternativa para que a África possa ganhar autonomia econômica, social e política? É o que será discutido no Mobiliza inédito desta terça-feira, 13 de maio, às 23h30 com a presença de: Analúcia Danilevicz Pereira, professora de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mamadou Alpha Diallo, doutorando no Programa de Estudos Estratégicos Internacionais da Ufrgs; e Igor Castellano da Silva, professor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria.

O Mobiliza é apresentado por Thaís Baldasso e tem produção de João Brites e Lucas Guarnieri. A coordenação de jornalismo é de Andréa Martins e Luiz Olea. A atração pode ser conferida em horário alternativo aos sábados, às 14h.



Interações

Poste seu comentário, envie seu vídeo!
Nos ajude a contar histórias mais completas somando o seus conteúdos aos nossos.
Para saber como enviar seu vídeo, [clique aqui].





Copyright © 2009 TVE. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.