programa > Mobiliza, Notícias, Programas > Importância do voto é tema do Mobiliza desta terça-feira

Importância do voto é tema do Mobiliza desta terça-feira

Recente pesquisa do Instituto Datafolha mostrou que 61% dos eleitores brasileiros rejeitam o voto obrigatório, previsto no artigo 14 da Constituição. O levantamento apontou ainda que se tivessem opção, 57% dos eleitores não votariam no próximo dia 5 de outubro. Essa pergunta é feita desde 1989 e nas investigações anteriores, o total dos que não votariam se não houvesse obrigatoriedade nunca superou 50%. Hoje, são cerca de 140 milhões de eleitores aptos a participar das eleições deste ano. O voto é a mais antiga ferramenta do brasileiro para exercer sua cidadania e escolher seus representantes. Da fundação da primeira vila portuguesa no Brasil, em 1532, até a reabertura democrática com a Constituição de 1988, esse direito já sofreu diversas restrições ou mudanças.

A tradição do voto obrigatório se constitui como um poder e um dever do cidadão e, segundo seus defensores, o atual estágio da democracia brasileira ainda não permite a adoção do voto facultativo. Já os defensores da não-obrigatoriedade acreditam que o voto dado de forma espontânea é mais vantajoso para a definição da verdade eleitoral. Qual a importância do voto obrigatório para o processo democrático brasileiro? A quem interessa que essa regra seja mudada ou não? É o que será debatido no Mobiliza desta terça-feira, 20 de maio, às 23h30, com a presença de: André Marenco, cientista político e professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e Gustavo Paim, advogado e professor de Direito Eleitoral da Unisinos.

O Mobiliza é apresentado por Thaís Baldasso e tem produção de João Brites e Lucas Guarnieri. A coordenação de jornalismo é de Andréa Martins e Luiz Olea. A atração pode ser conferida em horário alternativo aos sábados, às 14h.



Interações

Poste seu comentário, envie seu vídeo!
Nos ajude a contar histórias mais completas somando o seus conteúdos aos nossos.
Para saber como enviar seu vídeo, [clique aqui].





Copyright © 2009 TVE. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.