programa > Notícias, Primeira Pessoa, Programas > Presidente a Fundação Borges, María Kodama é a convidada do Primeira Pessoa desta segunda-feira

Presidente a Fundação Borges, María Kodama é a convidada do Primeira Pessoa desta segunda-feira

María Kodama – Crédito: Anahy Metz

A escritora, tradutora e companheira de Jorge Luis Borges por mais de vinte anos, María Kodama, é a convidada do Primeira Pessoa inédito desta segunda-feira, 2 de junho, às 23h30. María, que hoje dirige a Fundação Borges, esteve em Porto Alegre em maio para participar da palestra Conversas sobre Borges, que aconteceu na Casa de Cultura Mário Quintana.

María foi companheira de Borges (1899-1986) por mais de vinte anos e hoje dirige a Fundação Borges em Buenos Aires, onde cuida do legado do escritor. No programa, ela fala sobre o processo de criação de Borges, do qual ela participava após o escritor ficar cego. Segundo Kodama, ele tinha a capacidade de se lembrar dos sonhos e logo após acordar lhe dizia “vamos ver se isso resulta em algum texto, algum conto”. A escritora também aborda o posicionamento político tomado na época da ditadura argentina, fala sobre a rotina do casal, e seu interesse pela fotografia, além da leitura de livros clássicos. Ela relembra o que Borges dizia sobre a própria produção: “não leia meus livros, leia algo que foi escrito há mais de 50 anos”, destacando que se permanece por esse período, então é algo universal e que valerá a pena ser apreciado.

O Primeira Pessoa é apresentado por Ivette Brandalise, produzido por Paola Botelho Martins e pode ser conferido em horário alternativo aos sábados, às 15h30.



Interações

Poste seu comentário, envie seu vídeo!
Nos ajude a contar histórias mais completas somando o seus conteúdos aos nossos.
Para saber como enviar seu vídeo, [clique aqui].





Copyright © 2009 TVE. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.