programa > Notícias, Primeira Pessoa > Atriz Suzana Saldanha é a convidada do Primeira Pessoa da próxima segunda (21)

Atriz Suzana Saldanha é a convidada do Primeira Pessoa da próxima segunda (21)

Da esq: Susana Saldanha e Ivette Brandalise. Foto: Clarice Passos

A atriz e professora de teatro porto-alegrense Suzana Saldanha é a convidada de Ivette Brandalise em edição inédita do Primeira Pessoa. O programa vai ao ar na próxima segunda-feira, 21 de julho, às 23h30, na TVE. Suzana morou por 30 anos no Rio de Janeiro e voltou este ano a Porto Alegre. Esta é a primeira entrevista da atriz desde o seu retorno à cidade natal.

A carreira de Suzana é longa e profícua. A atriz fez curso normal e estudou arte dramática na UFRGS. Como aluna do DAD, foi uma das criadoras do Grupo Província de teatro experimental, na década de 1970, ao lado do diretor Luiz Arthur Nunes. Ainda na universidade, Suzana conheceu o escritor Caio Fernando Abreu e os dois tornaram-se grandes amigos. Mais tarde, fez mestrado na França, em teatro-educação. Lecionou em colégios tradicionais da capital, como Anchieta, Aplicação, Rosário e Instituto de Educação.Foi também professora da UFRGS e da UFRJ.

No início da década de 1980, trabalhou na TV Guaíba e na TV Gaúcha (atual RBS TV), entrevistando personalidades, como a cantora Elis Regina. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1984, onde ajudou a fundar o grupo Centro de Demolição e Construção do Espetáculo (CDCE), com o diretor Aderbal Júnior.

Ao longo da carreira, atuou nos palcos, no cinema e na teledramaturgia. Ganhou o Açorianos de melhor atriz, em 1979, pela Comédia dos Amantes e o Kikito de melhor atriz coadjuvante, em 2002, pelo filme “Separações”, de Domingos de Oliveira. No momento, trabalha em um monólogo e organiza um livro com textos de diversos autores sobre Anita Garibaldi. O lançamento da obra está previsto para o final de agosto.



Interações

Poste seu comentário, envie seu vídeo!
Nos ajude a contar histórias mais completas somando o seus conteúdos aos nossos.
Para saber como enviar seu vídeo, [clique aqui].





Copyright © 2009 TVE. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.