programa > Notícias > Giba Giba é tema de documentário da série Visceral Brasil

Giba Giba é tema de documentário da série Visceral Brasil

O mestre griô Giba Giba é tema do Visceral Brasil dessa semana .Foto: Diego Coiro

O cantor, compositor, percussionista, pesquisador e ativista da cultura negra, Giba Giba, é tema do sétimo episódio da série “Visceral Brasil – as veias abertas da música”. O episódio “Era tinha foi é” vai ao ar neste sábado, 26 de julho, às 22h. O projeto apresenta um panorama da música de raiz brasileira, através do perfil de 13 artistas de várias regiões do país.

Reconhecido como mestre griô, detentor do conhecimento das tradições orais de uma comunidade, o pelotense Giba Giba foi um dos grandes divulgadores do tambor de sopapo, instrumento afro-gaúcho, e criador da primeira escola de samba de Porto Alegre, a Praiana. O artista faleceu em fevereiro de 2014.

Durante todo o ano de 2013 e os primeiros meses de 2014, a equipe de produção da série percorreu cidades de oito estados brasileiros – Bahia, Paraíba, Pará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rondônia – com o desafio de registrar o universo musical dos personagens escolhidos: Bule Bule, Zabé da Loca, Mestre Humberto, Dona Onete, Mestre Vieira, Mestre Laurentino, Coco Raízes de Arcoverde, Dona Maria do Batuque, Pedro Ortaça, Giba Giba, Arlindo dos 8 baixos, o grupo Zambiapunga e os índios Paiter Suruí com a participação especial de Marlui Miranda.

O projeto tem produção da Plural Filme, em parceria com a Joner Produções. A curadoria é de Carla Joner e a produção de Marcia Paraiso. Cada episódio tem uma linguagem própria, definida pelo perfil de cada personagem, pelo ambiente e pela sonoridade.



Interações

Poste seu comentário, envie seu vídeo!
Nos ajude a contar histórias mais completas somando o seus conteúdos aos nossos.
Para saber como enviar seu vídeo, [clique aqui].





Copyright © 2009 TVE. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.