programa > Mobiliza, Notícias > Mobiliza discute a independência do Banco Central

Mobiliza discute a independência do Banco Central

Com a proximidade das eleições, o tema da independência do Banco Central está na pauta dos candidatos à Presidência da República e suas opiniões são divergentes. O Mobiliza desta terça-feira, 23/9, às 23h30, aborda o que significa ter um Banco Central independente e o que é autonomia relativa do órgão.

No modelo atual, o órgão desempenha suas funções com relativa autonomia em relação ao Governo. Se ele fosse totalmente independente, não estaria subordinado ao executivo. Entre suas principais funções destaca-se: controlar e combater a inflação, definir a taxa de juros básica, atuar no mercado cambial e garantir a estabilidade do sistema financeiro como um todo. Por isso, de sua importância e impacto no dia a dia da população.

O apresentador Leandro Olegário discute o assunto com Fernando Ferrari Filho, professor de economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Luiz Augusto Estrella Faria, professor de economia da UFRGS e economista da Fundação de Economia e Estatística (FEE); e Paulo Moura, cientista político e coordenador do curso de ciências sociais da Ulbra.

O Mobiliza pode ser conferido em horário alternativo no sábado, às 14 horas. A produção é de Alcides Gonçalves e João Brites.



Interações

Poste seu comentário, envie seu vídeo!
Nos ajude a contar histórias mais completas somando o seus conteúdos aos nossos.
Para saber como enviar seu vídeo, [clique aqui].





Copyright © 2009 TVE. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.