programa > Notícias, Recortes > TVE exibe curtas sobre a trajetória de quatro intelectuais

TVE exibe curtas sobre a trajetória de quatro intelectuais

Foto: divulgação/Okna.

A faixa Recortes estreia na próxima segunda (9/3), às 20h, na TVE, a série documental “Pensamento Contemporâneo no Rio Grande do Sul”, que tem reprise no sábado (14/3), às 14h30. Os curtas-metragens combinam entrevistas e imagens de arquivo, que buscam ressaltar o percurso pessoal e profissional de quatro intelectuais. Os episódios apresentados no dia enfocam a trajetória dos professores Flávio Loureiro Chaves e Donaldo Schüler. Na segunda seguinte (16/3), às 20h, serão exibidos docs com o psicanalista Alfredo Jerusalinsky e o filósofo Carlos Cirne Lima.

Foto: Divulgação/Okna.

O audiovisual “O local e o universo” aborda a pesquisa do mestre em Literatura de Língua Portuguesa pela UFRGS e doutor em Letras pela USP, Flávio Loureiro Chaves. Na conversa, o ensaísta fala de seu estudo sobre grandes nomes da literatura brasileira como Machado de Assis e Erico Veríssimo. Poeta, contista, tradutor, filósofo e professor, Donaldo Schüler é o personagem do segundo episódio do dia. No documentário “Modernidade e Tradição”, o filósofo discute as origens da comunidade alemã, a influência da religião luterana em nossa cultura e o estudo dos clássicos.

A realização é da Telos Cultural e da Okna Produções, em parceria com o Fronteiras do Pensamento e o StudioClio. A direção, roteiro e montagem é de Pedro Zimmermann. 



Interações

Poste seu comentário, envie seu vídeo!
Nos ajude a contar histórias mais completas somando o seus conteúdos aos nossos.
Para saber como enviar seu vídeo, [clique aqui].





Copyright © 2009 TVE. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.