programa > Notícias, Primeira Pessoa > Programador e fundador do cinema Guion Center é entrevistado no Primeira Pessoa

Programador e fundador do cinema Guion Center é entrevistado no Primeira Pessoa

Carlos Schmidt inaugurou o Guion Center em 1995. Localizado no Centro Comercial Nova Olaria, no coração da Cidade Baixa, o cinema exibe filmes de arte e que muitas vezes não passam no circuito comercial. O cinéfilo é o convidado do Primeira Pessoa da próxima quinta (9/4), às 22h, na TVE.

No programa, ele fala sobre sua trajetória e sobre o cinema e sobre. “O que traz o público ao Guion é o filme”, explica. Carlos nasceu em Venâncio Aires, se formou em jornalismo na PUC/RS e realizou, em 1978, o documentário poético “Terminando”, que venceu o Festival de Cinema de Gramado na categoria. Nos anos 80, dirigiu os ciclos Ponto de Cinema, que apresentavam filmes clássicos e alternativos em diversos espaços de Porto Alegre. Em 1983, criou a primeira Cinemateca do RS, Ponto de Cinema – Cinemateca Gaúcha, um dos maiores acervos privados de filmes do país com mais de 2 mil exemplares.

Já foi curador de exposições e ciclos de cinema, e produtor de eventos que marcaram a vida cultural de Porto Alegre. Além de cinema, o Guion também conta com café, loja de CDs e galeria de arte. Inaugurada em 2009, a galeria é um espaço importante para apoiar as artes visuais locais, nacionais e internacionais, promovendo a compra e a venda das peças.

A reprise do programa pode ser conferida no domingo (12/4), às 17h.



Interações

Poste seu comentário, envie seu vídeo!
Nos ajude a contar histórias mais completas somando o seus conteúdos aos nossos.
Para saber como enviar seu vídeo, [clique aqui].





Copyright © 2009 TVE. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.