Início > Canal Aberto > Especial Cazuza – 25 anos de saudade

Especial Cazuza – 25 anos de saudade

 

Para marcar os 25 anos sem Cazuza, completados no dia 7 de julho de 2015, o Canal Aberto do dia apresentou um especial sobre o cantor, compositor e poeta. Além de celebrar a memória do artista, o telejornal alertou sobre os perigos da HIV/Aids, doença que matou o cantor. De acordo com dados da Uniaids, programa da ONU sobre HIV/Aids, os próximos cinco anos serão cruciais para evitar um rebote da epidemia. O alerta foi emitido em junho deste ano pelas Nações Unidas.

Foram resgatados trechos de uma entrevista feita, pela TVE, em 1988, com o cantor. Nela, ele fala sobre o show intimista que apresentou no Teatro Presidente, em Porto Alegre; o rock como instrumento de contestação política; a situação do Brasil; a religiosidade; e a Aids. Esta foi uma das primeiras vezes que ele falou abertamente sobre a doença.

O telejornal recebeu Jair Ferreira, médico infectologista e professor da UFRGS, um dos maiores especialistas em Aids no RS; o jornalista Juarez Fonseca, que falou sobre a importância musical de Cazuza; e representantes do Grupo de Apoio à Prevenção da Aids (Gapa). Ainda, Lucinha Araújo, mãe do cantor, concedeu entrevista para a TVE, também exibida no dia.

 

CANAL ABERTO – 7/7/2015

 

 

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS DO SITE

 

ESPECIAL CAZUZA TVE – 1990- Aqui você confere na íntegra o especial produzido pela TVE sobre à Cazuza, veiculado no início daquele ano. Toda a trajetória pessoal e artística do compositor e intérprete que se tornou uma das vozes mais fortes do rock brasileiro dos anos 80  é abordada aqui junto com videoclipes e gravações de shows com principais músicas.

 

 

ENTREVISTA NA ÍNTEGRA 1988 – O compositor esteve em Porto Alegre e apresentou seu show no cine-teatro Presidente. Concedeu entrevista a diversos veículos de imprensa. Aqui você confere toda a gravação realizada pela equipe da TVE no local da coletiva, inclusive as respostas dadas às questões de outros jornalistas sobre diversos temas, inclusive a AIDS, doença que acabaria por minar sua saúde definitivamente. A postura do cantor já era diferente do boêmio romântico enfant terrible que emergiu na cena musical brasileira poucos anos antes, dando lugar a um contestador mais contido nos gestos, mas não menos pungente em suas palavras.

 

ENTREVISTA 1988 – PARTE 2

 

LUCINHA ARAÚJO – A RAIZ MUSICAL DE CAZUZA – Aqui um clip de fotos de Cazuza emoldura uma gravação da música Tomara, composição de Novelli, Mauricio Tapajós e Paulo César Pinheiro. Lucinha gravou dois discos e aqui seu talento de cantora aflora. Cazuza teve de quem herdar o pendor musical e poético.




Interações

Poste seu comentário, envie seu vídeo!
Nos ajude a contar histórias mais completas somando o seus conteúdos aos nossos.
Para saber como enviar seu vídeo, [clique aqui].





Copyright © 2009 TVE. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.