Início > Programa Nação > Nação | Saiba mais – Nas Margens do Riso

Nação | Saiba mais – Nas Margens do Riso

Quilombos de Alegria e Luta

Veja aqui:

a arte do palhaço A arte do palhaço e a força revolucionária do riso

quilombos no RS Quilombos do RS

assista ao programa Trailer do documentário “Nas Margens do Riso- Quilombos de Alegria e Luta”

 

separador

A arte do palhaço e a força revolucionária do riso

Teatro VagaMundo

O palhaço Rabito, vivido pelo ator Daniel Lucas, é rabugento, melancólico, dócil e cruel, em meio a suas estripulias, coloca tudo pelos ares! Fundamentado em raízes circenses profundamente populares esse espetáculo é uma possibilidade de celebrarmos nossas diferenças em um misto de caos e festa. O palhaço ao expor suas debilidades, suas emoções e suas fraquezas age como um espelho em que o espectador também se percebe profundamente frágil, perverso, belo e humano.

Rabito é o personagem central do Teatro VagaMundo, uma trupe de artistas apaixonados pelo circo e pelo teatro. Na ativa desde 2008, o grupo já circulou por todo o Brasil e outros países da América do Sul. Com os espetáculos “La Perseguida” e “Banana com Canela”,ambos protagonizados pelo Palhaço Rabito.

O desejo de criar novos espaços de encontro e troca levou o grupo de teatro VagaMundo a uma parcela da população brasileira que tem pouco acesso aos bens culturais produzidos fora da sua localidade. Entre 2011 e 2012, 24 aldeias indígenas Kaingang e Guarani do Rio Grande do Sul assistiram a participaram das intervenções teatrais do palhaço Rabito. Entre setembro e novembro de 2014 foi a vez do VagaMundo ir ao encontro dos quilombolas gaúchos com a peça “Banana com Canela”.

Da riqueza desta experiência surge o documentário “Nas Margens do Riso-Quilombos de Alegria e Luta”,que registra a experiência vivida pela trupe durante a circulação por nove comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul. A chegada do grupo nos quilombos remanescentes e as apresentações do palhaço Rabito são entrecortadas pelos depoimentos dos quilombolas sobre o cotidiano e a organização de cada comunidade. O trabalho com a palhaçaria se funde, no filme, com os relatos de nativos e passageiros sobre a vida nos quilombos. O programa Nação do dia 10 de julho de 2015 conversou com os realizadores e exibiu um compacto deste documentário.

Quilombos gaúchos que receberam a visita do Palhaço Rabito:

Vila Progresso, Passo do Lourenço, Rincão do Couro, Rincão Faxina, Rincão Cachoeira, Vó Ernestina, Ibicuí da Armada, Torrão e  Rincão das Almas. Localizados nos municípios de Arroio do Padre, Canguçu, Piratini, Morro Redondo, Santana do Livramento e São Lourenço do Sul.

 

Para conhecer mais sobre as ideias, os espetáculos e  as oficinas do Teatro VagaMundo acesse o site: teatrovagamundo.com

separador

Quilombos do RS

A Federação das Associações das Comunidades Quilombolas do Rio Grande do Sul informa que existem mais de 130 comunidades quilombolas em território gaúcho. Atualmente, é possível identificar algumas regiões com grande concentração de quilombos rurais no estado, tais como: o litoral (municípios de São José do Norte, Mostardas, Tavares e Palmares do Sul); a região central (municípios de Restinga Seca, Formigueiro e entorno); e a Serra do Sudeste, a oeste da Laguna dos Patos. A região metropolitana de Porto Alegre abriga pelo menos seis quilombos urbanos.

No site da Comissão Pró-Índio/SP, você encontra mais informações sobre as comunidades quilombolas do RS. Entre outros temas, estão a origem dos quilombos urbanos do Rio Grande do Sul e as comunidades no interior do estado. O site também abriga informações sobre os quilombos do Brasil e o depoimento de mulheres quilombolas que falam sobre a sua participação nas lutas travadas pela comunidade e como enfrentam a discriminação por raça e gênero.

separador

Trailer do documentário “Nas Margens do Riso- Quilombos de Alegria e Luta”

Ficha Técnica
Direção: Pedro Krum | Roteiro: Atílio Alencar e Daniel Lucas | Edição: Pedro Krum e Daniel Lucas | Coordenação de Produção e Direção do Espetáculo: Gabriela Amado | Produção: Teatro VagaMundo | Financiamento: Governo do Estado do Rio Grande do Sul | Realização: Teatro VagaMundo




Interações

Poste seu comentário, envie seu vídeo!
Nos ajude a contar histórias mais completas somando o seus conteúdos aos nossos.
Para saber como enviar seu vídeo, [clique aqui].





Copyright © 2009 TVE. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.