Início > Programa Nação > Nação | Saiba mais – Carolina de Jesus

Nação | Saiba mais – Carolina de Jesus

Carolina Maria de Jesus

Veja aqui:

Foto de Carolina Foto de Carolina Foto de Carolina Foto de Fernanda
Sobre Carolina Sites relacionados Vídeos Programa – Parte 1 e 2

 

separador

Carolina Maria de Jesus

Mulher, negra, mãe solteira de três filhos e catadora de papel, sem educação formal, Carolina Maria de Jesus (1914-1977) revelou detalhadamente em seu depoimento a exclusão daqueles esquecidos por uma cultura hegemônica e elitista.

Carolina de Jesus - foto com livros

 

“O livro… me fascina. Eu fui criada no mundo. Sem orientação materna.
Mas os livros guiou os meus pensamentos. Evitando os abismos que encontramos na vida. Bendita as horas que passei lendo.
Cheguei a conclusão que é o pobre quem deve ler. Porque o livro, é a bussola que ha de orientar o homem no porvir (…)”

Carolina Maria de Jesus, em “Meu estranho diário”. São Paulo: Xamã, 1996, p. 167.

Capas do livro “Quarto de Despejo” (1960) em várias línguas

Publicado em 1960, Quarto de Despejo, sua obra mais conhecida, teve tiragem inicial de dez mil livros, esgotados na primeira semana. Traduzida em 14 idiomas, tornou-se best-seller na América do Norte e na Europa, vendendo cerca de um milhão de cópias por todo o mundo. A autora publicou ainda os livros: Casa de alvenaria (1961), Provérbios (1963), Pedaços de fome (1963) e Diário de Bitita (publicação póstuma, 1982).Uma parte dos diários originais da escritora foi preservada e integra a Coleção Carolina de Jesus da Biblioteca Nacional.

Durante a produção do programa Nação sobre Carolina Maria de Jesus encontramos alguns sites e vídeos que apresentam vários aspectos sobre a vida e a obra desta escritora, autora teatral, cantora e compositora. Uma porta de entrada para quem quiser mergulhar no universo de Carolina!

separador

Sites sobre Carolina de Jesus

Capa do disco Quarto de Despejo (1961)

Vida por escrito

O portal biobibliográfico Vida por escrito é parte do projeto “Vida por Escrito – Organização, classificação e preparação do inventário da obra de Carolina Maria de Jesus”, contemplado pelo Edital Prêmio Funarte de Arte Negra. Neste site estão reunidas várias informações sobre a vida e as obras de Carolina de Jesus. Bibliografia, resumos e sinopses de romances e textos teatrais, fotos, artigos de jornais e revistas, artigos acadêmicos, teses e dissertações sobre a escritora. E tem também uma raridade, você pode ouvir todas as faixas do disco Quarto de Despejo, lançado em 1961, com músicas escritas e interpretadas por Carolina de Jesus. Entre elas, A Vedete da Favela e O Pobre e o Rico que fizeram parte da trilha sonora do programa Nação sobre a escritora.

 

Geledés

No site do Geledés além da história resumida da escritora, você encontra breves comentários sobre trechos dos livros de Carolina de Jesus que permitem compreender melhor a relação entre a vida e a obra da escritora. E também vários vídeos com entrevistas de estudiosos sobre a obra de Carolina.

 

Quando eu levava feijão pensava: hoje eu estou parecendo gente bem, vou cozinhar feijão. Parece até um sonho!
Carolina Maria de Jesus, em “Quarto de despejo.Diário de uma favelada”.

 

Elfikurten

Aqui você encontra informações detalhadas sobre Carolina de Jesus e sua obra, além de uma lista de filmes sobre a escritora e uma extensa bibliografia que pode ser o ponto de partida para uma pesquisa mais aprofundada.

[...]em 1948, quando começaram a demolir as casas térreas para construir os edifícios, nós, os pobres que residíamos nas habitações coletivas, fomos despejados e ficamos residindo debaixo das pontes. É por isso que eu denomino que a favela é
o quarto de despejo de uma cidade. Nós,os pobres, somos os trastes velhos [...]
Carolina Maria de Jesus, em “Quarto de despejo. Diário de uma favelada”.

separador

Vídeos sobre Carolina de Jesus

O Papel e o Mar
Este filme de Luiz Antônio Pilar foi exibido no segundo programa Nação sobre Carolina de Jesus e narra o encontro imaginário, em pleno centro do Rio de Janeiro, entre João Cândido, líder da Revolta da Chibata, vivido pelo grande ator Zózimo Bulbul e a catadora de papel e escritora Carolina Maria de Jesus, autora do livro Quarto de Despejo,interpretada pela atriz Dirce Thomas.

 

Filha de Carolina de Jesus fala sobre a vida e a obra da escritora
Entrevista com Vera Eunice, filha de Carolina de Jesus, que conta detalhes sobre a vida, a obra e a personalidade da escritora. Reportagem da TVT.

 

Poética da Diáspora
Carolina de Jesus é hoje revisitada sob diversos ângulos, dada a riqueza de sua produção inédita e de sua vida de altos e baixos. No vídeo produzido pela equipe de Pesquisa Fapesp, a historiadora Elena Pajaro Peres fala sobre aspectos da vida e obra da escritora, ressaltando a importância de verificar aspectos que vão além dos livros e do período em que a autora viveu em São Paulo. Veja como seu trabalho continua a instigar pesquisas.
Leia mais em:  http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/05/15/poetica-de-residuos/

 

Depoimentos inéditos de Carolina de Jesus para um documentário da TV alemã
Filmado em 1971 para a TV alemã, o documentário foi impedido de ser exibido no Brasil, pela Ditadura Militar ,por apresentar a miséria da favela paulista do Canindé, onde morava Carolina.O filme de 16 minutos foi localizado na Alemanha e restaurado pelo Instituto Moreira Salles (IMS) . Sob o título “Favela: a vida na pobreza”, foi exibido pela primeira vez no Brasil, por ocasião do centenário de nascimento da escritora, em 14 de março de 2014. Veja flashes do documentário Favela: a vida na pobreza e os depoimentos do fotógrafo Ricardo Stein e do roteirista e produtor Otto Engel a respeito da elaboração desse filme.

 

Vidas de Carolina
Este curta de de Jéssica Queiroz, conta a história de duas mulheres que sobrevivem da coleta de resíduos recicláveis. O documentário foi inspirado na vida da inusitada catadora de lixo e escritora da década de 60 Carolina Maria de Jesus. Relatos de familiares da escritora , um depoimento do jornalista Audálio Dantas que descobriu Carolina  e trechos do livro “Quarto de Despejo” conectam as três histórias.

 

Carolina de Jesus na sala de aula. Dois curtas de animação feitos por estudantes da rede pública no ano do centenário da escritora.

Histórias Carolina Maria de Jesus
O curta Histórias Carolina Maria de Jesus (2014), foi um dos vencedores do Prêmio Curta Histórias 2014. A premiação é voltada aos alunos matriculados na Educação Básica da rede pública de ensino de todo o país e nesta edição teve como tema “Personalidades Negras”. O filme em stopmotion foi realizado pelas alunas Gabrielle Cristine, Luisa Petinga, Isabella Anunciação Mendes, Isadora Anunciação Mendes e Stefany Chaga da Escola Municipal Deputado Renato Azeredo – ensino fundamental- Rede municipal de Belo Horizonte – MG.

 

Carolina Quarto de Despejo Homenagem
Outra curta-metragem também em animação (stopmotion) é Carolina Quarto de Despejo Homenagem (2014).Realizado pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos EJA do CEU EMEF Vila Atlantica,o vídeo é baseado no livro “Quarto de Despejo”.

separador

Confira aqui os programas Nação – Carolina de Jesus – Parte 1 e 2




Interações

Poste seu comentário, envie seu vídeo!
Nos ajude a contar histórias mais completas somando o seus conteúdos aos nossos.
Para saber como enviar seu vídeo, [clique aqui].





Copyright © 2009 TVE. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.