programa > Notícias, Programa Nação > Nação conta a história do Massacre de Porongos nesta quarta

Nação conta a história do Massacre de Porongos nesta quarta

A apresentadora Fernanda Carvalho conversa com o jornalista Juremir Machado da Silva. Foto: divulgação/TVE.

O Nação desta semana volta a 20 de setembro de 1835, quando começou a batalha mais importante da história do Rio Grande do Sul. Comemorada até hoje, a Guerra dos Farrapos, também conhecida por Revolução Farroupilha, colocou de um lado os grandes e poderosos estancieiros gaúchos e do outro o império. Mas, a guerra que adquiriu até um caráter separatista, teve um capítulo que ainda hoje é polêmico e, porque não dizer, ignorado: o Massacre de Porongos. O programa mudou de horário e vai ao ar nesta quarta (7/10), às 22h30.

Em novembro de 1844, a guerra estava perto do fim, mas uma questão permanecia sem solução: a dos escravos libertos pela República para servir ao exército republicano. Para o Império Brasileiro, assim como para os lideres farroupilhas era inaceitável reconhecer a liberdade de escravos. Era noite e estavam todos sem armas, condição fundamental para que os governos pudessem negociar a paz. No acampamento da curva do arroio Porongos, atual município de Pinheiro Machado, o coronel Teixeira Nunes e seu corpo de Lanceiros Negros descansavam. Foi então que apareceu Francisco Pedro de Abreu, o Moringue, de surpresa, quebrando o decreto de suspensão de armas e massacrando os escravos. Ainda, a apresentadora Fernanda Carvalho conversa com o jornalista, escritor e professor Juremir Machado da Silva, que escreveu “História Regional da Infâmia” sobre o episódio.

O programa também pode ser conferido no sábado (10/10), às 23h30



2 Comentários para " Nação conta a história do Massacre de Porongos nesta quarta "

  1. Nara Pereira disse:

    Por favor, reprisem de novo o documentário sobre os lanceiros Negros que passou no progrma Nação pq há muitas pessoas que só consegui avisar depois e gostariam de ver.

    Agradeço
    Nara Pereira

Interações

Poste seu comentário, envie seu vídeo!
Nos ajude a contar histórias mais completas somando o seus conteúdos aos nossos.
Para saber como enviar seu vídeo, [clique aqui].





Copyright © 2009 TVE. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.