programa > Notícias, Programa Nação > TVE reexibe episódio, do programa Nação ,reconhecido no 37º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

TVE reexibe episódio, do programa Nação ,reconhecido no 37º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

O programa Nação, da TVE, recebeu menção honrosa na categoria Documentário-TV, do 37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, com programa sobre a Revolta da Chibata. A primeira parte do especial vai ser reexibida nesta quarta (14/10), às 22h30.

O programa enfoca a rebelião de marinheiros contra os castigos físicos e o racismo praticado na marinha. A revolta de 1910, liderada pelo gaúcho João Cândido, que ficou conhecido como Almirante Negro, é considerada um momento fundamental das lutas sociais do povo negro. Cerca de 80% dos marinheiros, na época, eram negros ou pardos. A escravidão e a marinha criaram laços profundos. E, mesmo após a assinatura da Lei Áurea, em 1888, que pôs fim a escravidão, as condições de higiene alimentar e os castigos corporais – como as chibatadas nos marujos, eram as mesmas dos tempos de cativeiro. 

Equipe: Vera Cardozo (produtora executiva), Fernanda Carvalho (repórter), Vagner Karan, Thiago Krening e Ricardo Chaves (arte), Ademar Izaguirrez, Ronaldo Parra e Clóvis Santacatarina (imagens), Robson Wandermuren, Matheus Otanari e Claudio Trindade (assistentes de câmera), Messias Gonzales Freitas (locução), Luiz de Oliveira (iluminador), Lúcio Born (edição e finalização),André Suzano (operador de áudio), Thiago Gabbi (estagiário).

O Nação também pode ser conferido no sábado (17/10), às 23h30.



Interações

Poste seu comentário, envie seu vídeo!
Nos ajude a contar histórias mais completas somando o seus conteúdos aos nossos.
Para saber como enviar seu vídeo, [clique aqui].





Copyright © 2009 TVE. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.